
O RD Station é uma das principais plataformas de inbound marketing do Brasil, sendo extremamente completa para todas as ações de marketing. Com certeza em algum momento você já leu sobre RD Summit, RD Station, Resultados Digitais entre outros termos relacionados à marca.
Atualmente aqui na Cabeiro Consultoria nós utilizamos o RD Station como um hub de informação, além claro de ser nossa plataforma principal de inbound marketing. Dizemos que é um hub, porque em todas as versões da light até a advanced é possível monitorar, analisar e entender a jornada do usuário até a compra ou solicitação de maiores informações.
Existe diversos conteúdos sobre as versões Pro da plataforma, mas será que você precisa começar com esse investimento alto?
Quando contratar o RD Station?
Se você quer sair definitivamente do papel, das planilhas e sente vontade de organizar mais suas informações chegou a hora!
Quando utilizamos a plataforma como um hub (e não somente disparo de e-mail e criação de páginas), conseguimos trazer maiores ganhos para seu negócio, como por exemplo: entendimento dos leads que entram em contato, visualização maior sobre as páginas do site, criação de onboardings para prospecção ou até mesmo maior engajamento com a base atual. Mas verificamos que duas grandes barreiras são: preço e equipe. Resumidamente:
Preço: Sempre a indicação é o plano Pro, pois é possível realizar automações e integrações de forma completa. E sim, indicamos para empresas que são mais maduras. Mas a grande dúvida é: com apenas 5 mil leads eu já pago R$1.099,00 por mês e ainda vou precisar pagar a implementação personalizada de R$ 2.319,00 (valor pago apenas uma única vez). Ou seja, apenas na contratação eu já pago quase 4 mil reais. Para uma empresa que quer começar, é muito dinheiro!
Equipe: Vou precisar de um profissional só para gerenciar a plataforma, ou minha equipe atual dá conta? Depende! Se você for a única pessoa da sua equipe de marketing, você não vai usar tudo o que a plataforma tem a oferecer. Agora se você tem uma pessoa que no seu time que pode gerenciar a plataforma, essa pessoa precisa ficar apenas com esse trabalho; pois na versão Pro existem muitas e muitas coisas para serem realizadas e dividir a atenção da rotina com a implementação do RD Station vai acabar dando uma sensação de que a plataforma é cara e não entrega o que promete.
Então se você é um gestor de marketing e está pensando na contratação do RD Station, verifique custos adicionais como contratação de uma nova pessoa na equipe, agência ou até mesmo uma consultora de marketing digital com foco em inbound marketing.
Comece pelo simples e vá avançando conforme o tempo
A partir do momento que você considera contratar o RD Station pense inicialmente na organização da casa. Seja a implementação do zero da plataforma, ou então a migração de um outro sistema para o RD, é muito importante começar com o básico. E muitas vezes esquecemos do básico.
Uma dúvida simples, mas as vezes muito comum: preciso ter um site para usar o RD Station e a resposta é sim! Já tivemos leads querendo contratar a plataforma, tendo apenas a página no Instagram. Mesmo se seu site for no Wix ou for apenas uma landing page, você precisa configurar um domínio para disparar e-mail marketing e criar páginas. Então, se você ainda não tem um site não recomendamos a contratação, o seu step ainda é um degrau abaixo (fazer seu site!).
Agora você tem um site, tem páginas nas redes sociais, até realiza alguns investimentos em mídia paga, mas não sabe como centralizar tudo, você é o lead para a contratação da plataforma. O que precisa pensar inicialmente é nos dois itens que abordamos acima.
Sinceramente, comece pela versão que pesa menos no bolso, uma coisa que sempre falamos: é fácil fazer marketing digital com investimento, difícil é ter resultados sem dinheiro. Ou seja, se você é a única pessoa do marketing sabe que vai ter que investir em equipe para fazer a máquina de vendas funcionar. Agora se você consegue alocar alguém para gerenciar a plataforma, saiba que essa pessoa precisa aprender antes de te dar resultados. Em todos os casos, começar com uma versão mais simples (light ou basic), vai fazer com que você economize investimento e comece a aprender mais sobre a plataforma.
Tenho budget e equipe, qual contratar?
Contrate o Pro.
Nossa recomendação é fazer a conta custo x benefícios, ao ter equipe e budget a pergunta muda um pouco e foco é: qual minha prioridade? Engajar a base ou prospecção?
Se for engajar a base, no momento de contratar pense no número de contatos que sua empresa tem, desde ex-clientes, leads e até clientes. Agora se o foco for prospecção pense em funcionalidades como: fluxos automatizados, campos personalizados, landing pages, segmentações e lead scoring.
Ambos os tópicos mencionados aqui são itens básicos, ou seja, organização da sua empresa dentro da plataforma. O segundo momento será entender qual a estratégia para depois começar a integrar suas ações dentro do RD Station.
A importância de ter uma plataforma de inbound marketing
Com o volume de informações geradas diariamente e o novo comportamento das pessoas em pesquisar, analisar e já decidir o que quer antes de entrar em contato com a sua empresa, faz com que você precise ter toda a estratégia de marketing digital (ou até mesmo o marketing tradicional – offline), integrada.
A plataforma de inbound marketing avançou muito com o tempo, e passou apenas de educação dos contatos para uma centralização das suas ações. O foco principal da estratégia de inbound é o funil porém esse funil pode muito bem ser integrado com outros, tornando assim suas ações mais completas e análise mais direcionada, reduzindo custos e otimizando mídia paga.
O inbound marketing não vai salvar sua empresa de imediato, não vai te gerar grandes ações no primeiro mês, mas vai te dar oportunidade de ter maior relacionamento com os usuários da sua base, a estratégia deve ser pensada à médio e longo prazo, resumidamente, 3 a 6 meses para organizar tudo.
Tenha parceiros que te auxiliem nessa jornada
Aqui na Cabeiro Consultoria nós pensamos inicialmente no que é melhor para o seu negócio antes de indicar qualquer plataforma. No caso do RD Station por trabalharmos com eles desde 2018 sabemos que é uma ferramenta completa e que entrega o que promete, principalmente no quesito custo x benefício.
Diferentemente das agências parceiras do RD Station nós somos uma consultoria e não focamos em números de clientes, mas sim vimos o cliente como um parceiro em que seu resultado apresenta nosso resultado. O trabalho sempre será em conjunto, assim como as conquistas. Se você quer entender mais como trabalhamos, fale conosco.