Mobile marketing com foco em negócios

mobile marketingQual principal canal seu lead utiliza?

As pessoas já estão familiarizadas com o celular, realização de compras via app, pagamentos digitais e aplicativos de mensageria tornam tudo mais simples e rápido. Na jornada de compra, o planejamento precisa incluir o mobile como um rico canal da jornada de compra.

Não somente criar ações, mas desenvolver estratégias integradas. Nutrir o relacionamento com seu cliente, estender sua marca alcançando novas audiências e gerar maior valor para sua marca são alguns dos exemplos que são possíveis realizar.

Mobile first já não é uma tendência, é uma realidade que as marcas não estão trabalhando. O celular se tornou uma extensão da palma da mão e se torna crucial e diversos momentos. Se você tem um site responsivo, saiba que isso é o mínimo do que se precisa. A grande maioria das empresas possuem grande parte do tráfego sendo acessos mobile, verificar periodicamente como está a navegação neste canal é uma oportunidade para melhorar a navegação do usuário para o objetivo final (compras ou cadastro de lead).

Campanhas para redes sociais devem ser pensadas sempre de forma mobile, sabemos que é “mais fácil” desenvolver uma única arte e replicar em todas as redes, porém você se comunica da melhor maneira com seu seguidor? Ou só sai replicando conteúdo?

As ações em social também estão dentro de uma estratégia macro de mobile, por exemplo: qual o taxa de rejeição do seu site de usuários provenientes de redes sociais? Melhorar esse KPI está interligado com o mobile first.

Não adianta ter uma rede social que performa, se quando esse lead chega no site ele não encontra a mesma experiência do social.

Desenvolva uma experiência de marca que esteja em todos os canais dentro da jornada de compra, confira abaixo as estratégias mais recomendadas.

Estratégias Indicadas

mensageria para redes sociais

Mensageria

Otimize sua mensagem em cada etapa da jornada e engaje com leads e clientes de uma maneira pessoal, conveniente e simples.
Compras pela rede social

Shopping

As pessoas querem os produtos certos, no preço certo e no tempo certo. Canais sociais via mobile se tornam o centro da experiência de compra.
Leads via mobile

Leads

Fundamental entender como funciona a jornada, principalmente em um canal extremamente concorrido como as redes sociais.

 

Saiba Mais

Estratégia Macro

As estratégias macro para mobile são sempre definidas pelo tempo e/ou ação que o usuário realiza no seu celular. Existem diversos objetivos e para cada um deles uma estratégia é definida, por exemplo: aumentar número de downloads do seu aplicativo, seguir a página nos canais sociais, clicar nos push encaminhados ou até mesmo abrir um e-mail. Conheça algumas estratégias utilizadas:

Grande parte das ações voltadas para alcance são realizadas via mídia paga, isso acontece pois a descoberta da sua marca se torna mais acessível via mobile; por exemplo: um stories patrocinado no Instagram ou quando o usuário realiza uma pesquisa de algum local e sua empresa aparece no patrocinado. É possível realizar ações para seus usuários, algumas indicadas são: lançamento do aplicativo ou até mesmo anúncios de lista para clientes/leads que não segue sua marca nas redes sociais. As estratégias de alcance sempre são destinadas a atrair a atenção de uma persona.

Alcance para estratégia mobile

Ações para engajamento podem ser realizadas de diversas maneiras, o principal componente de qualquer estratégia é ter a atenção do usuário. Algumas das principais ações são: fazer os usuários engajarem com as redes sociais, como por exemplo: curtir, comentar e compartilhar (sim, essa também entra na estratégia de social), outra ação bem comum é fazer o usuário permanecer mais tempo no seu aplicativo, seja realizando compras e/ou salvando no carrinho, ou então consumindo conteúdo da sua marca. Também podemos utilizar SMS com descontos exclusivos e segmentados direcionando o usuário para finalizar a compra no e-commerce. As estratégias com foco em engajamento geralmente acompanhar um KPI muito importante: tempo de navegação.

Engajamento mobile
Quando falamos em performance, 90% das vezes falamos em conversão/compras. Dentro do cenário mobile, a estratégia com foco em performance caminha junto com a jornada do usuário, pois é a partir dessa análise que saberemos quando e como impactar o lead/cliente.
A performance em sua grande maioria é ação realizada, como já mencionamos a conversão e a compra são as principais, porém existem outros tipos de performance como: tempo de visualização de vídeo (seja no Youtube ou em redes sociais), streams para podcast ou música e donwloads de aplicativo, entre outros.
Performance mobile

A retenção basicamente é o tempo que o usuário passa navegando no seu aplicativo ou site mobile. As estratégias de retenção podem incluir push notification (quando o usuário vai sair do site/app e o aviso para ele voltar aparece na tela), podemos utilizar campanhas de mídia paga para trazer esse lead ou cliente de volta a finalizar uma ação e também entender qual tipo de conteúdo mantem a navegação, por exemplo quais páginas do site ou blog está com a taxa de rejeição menor. A retenção é uma estratégia que serve como um braço dentro da jornada do lead, geralmente anda acompanhada da performance e do engajamento, portanto é fundamental entender qual o objetivo principal para que a estratégia macro possa ser coordenada.

Estratégia para mobile

Perguntas Frequentes

Preciso desenvolver um aplicativo para minha loja/site?
Quais plataformas preciso utilizar?
Meu site não possui boa navegação mobile, isso é um problema?
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